Histórico

Incentivo a literatura japonesa na Colônia Nipo-Brasileira há mais de 50 anos.

No ano de 1966, a fim de incentivar os adeptos da literatura japonesa dentro da Colônia Nipo-Brasileira, os Srs. Teeti Suzuki, Yoshio Takemoto e demais colaboradores fundaram a Associação Colônia Bungaku, ficando na direção o Sr Yoshio Takemoto.
De início foi lançada a revista Colônia Bungaku, volume No 1, justamente com uma edição especial. Em 1975 foi publicado o livro em língua japonesa “ Colonia Shosetsu Senshu, 1ª edição. Em 1977 foi publicado o livro em língua japonesa “ Colonia Shosetsu Senshu, 2ª edição e ainda neste ano  foi publicada a 3º edição do livro em língua japonesa “ Colonia Shosetsu Senshu.

Em 1977, devido fatores sócios econômicos, a Associação encerrou as atividades, mas no ano de 1979 o Sr Yoshio Takemoto, sentindo que o movimento literário dentro da colônia Nipo-Brasileira era na realidade uma necessidade para preservar a cultura e língua japonesa, resolveu fundar a Associação dos Poetas e Escritores da Colônia Shibun-Kai. Na época, o quadro associativo ultrapassava mais de 700 associados, e a revista Shibun-Kai era editado e distribuída aos sócios 4 vezes por ano, sendo ainda considerada pelo governo japonês como uma das mais atuantes entidades literária existente no exterior. Com o falecimento do Sr Yoshio Takemoto no dia 21 de Janeiro de 1983, a direção do Shibun-Kai passou a ser ocupada pelo Sr Sumu Arata, pois o Sr Arata tinha sido convocado pelo Sr Yoshio Takemoto 15 dias antes de seu falecimento, quando lhe foi solicitada a sucessão no comando da Associação.

No ano de 1983, a Assoc. Shibun-Kai instituiu o Concurso Literário Takemoto a fim de homenagea-lo e a 1º premiação ocorreu no início do ano de 1984, concedendo premio as seguintes modalidades: Tanka, Haiku, Sem-ryu e Shosetsu. No decorrer dos anos foram incluídas na premiação: Shii, Honyaku e Zui-shitsu. Desde o inicio o concurso teve a inestimável colaboração do Banco América do Sul (1984 a 1998).
Após 10 anos na direção do Shibun-Kai, o Sr Sumu Arata transmitiu o cargo para o Sr Yoshiaki Umezaki no ano de 1992. Em 1996 foi publicado o livro em língua japonesa “ Colonia Shosetsu Senshu “, Volume 4, Coordenado por Sr Sumu Arata. Em Fevereiro de 1999 a denominação da Associação foi alterada para Brasil Nikkei Bungaku, continuando na direção o Sr Yoshiaki Umezaki.
Em 2000 foi publicado o livro em língua japonesa “ Colonia Zuihitsu Senshu, Volume 1, Coordenado por Sr Sumu Arata.

Preocupados com a redução do número de associados devido os escritores e poetas da língua japonesa estarem escasseando e envelhecendo, e por outro lado objetivando divulgar e incentivar  jovens nikkeis e descendentes, bem como os brasileiros  à prática da literatura e poesia  e adequar a atual realidade brasileira, a direção do Shibun-Kai  alterou a sua estrutura organizacional,  elaborou um Estatuto Social e através da realização de uma Assembleia Geral em 30 de Março de 2004 foi constituída a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, eleito para o cargo de Diretor Presidente o Sr Yoshiaki Umezaki, uma instituição legalmente constituída e sem fins lucrativos. Esta nova Associação legalmente constituída dando continuidade ao Premio Literário Takemoto, na premiação dos  concursos 21o e 22o, respectivamente nos anos 2004 e 2005, teve a inestimável colaboração da Fundação Kunito Miyasaka e Sansuy S.A. Ind. e Com. de Plásticos no patrocínio dos eventos e para a premiação do 23o Prêmio Literário Takemoto foi  instituída a modalidade “ Haicai “ ( poesia Haiku em português ).

Em 20 de Março de 2005, na Assembleia Geral Ordinária foi eleito para o cargo de Diretor Presidente  o Sr Atuo Takemoto em substituição ao Sr Yoshiaki Umezaki que presidiu por 12 anos a Associação.

Desde o ano 2005 estamos participando do Festival do Japão geralmente realizado no mês de Julho no Parque de Exposições Imigrantes – São Paulo  SP. Ainda em 2005 foi publicado o livro em língua japonesa “ Colonia Zuihitsu Senshu, Volume 2, Coordenado por Sr Sumu Arata.
A entrega dos prêmios do 24º Premio Literário Takemoto realizada em  25 de Março de 2007,  teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e do Banco Sudameris, onde além dos 7 prêmios na língua japonês mais 2 prêmios na língua portuguesa nas modalidades “Haicai “ e “  Poesia Tema Livre “. Nesta ocasião foram entregues os troféus e medalhas aos vencedores do concurso de Haicai, Haiku e Tanka realizado durante o 9º  Festival do Japão e os prêmios foram patrocinados pelo Jornal Nippo-Brasil.

Na Assembleia Geral Ordinária,  realizada em 25 de Março de 2007 o Sr Atuo Takemoto foi reeleito para mais 2 anos de gestão ( 2007/2008).

Para o 25º Premio Literário Takemoto, cuja divulgação deste concurso iniciou em Março de 2007, tivemos 10 modalidades de premio, 7 premios em língua japonesa, Haikai ( em português ), poesia tema livre ( em português ) e uma nova modalidade “Pequenos Contos “ enfocando o centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Esta premiação dos melhores trabalhos ocorreu em Março de 2008. Ainda no ano de 2008 foi publicado o livro em língua japonesa “Colonia Zuihitsu Senshu“, 3ª edição, Coordenado por Sr Sumu Arata.
Na Assembleia Geral Ordinária realizada em março de 2009  o Sr Atuo Takemoto foi reeleito para mais 2 anos de gestão ( 2009/2010). No ano de 2009 a Nikkei Bungaku em parceria com o Grêmio Haicai Ipê organizou o 2º Concurso Goga Masuda na modalidade Haicai nas categorias Infanto-Juvenil e adulta.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de fevereiro de 2011 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para uma gestão de 2 anos ( 2011/2012 ).

No dia 27 de março de 2011 ocorreu a entrega do 28º Premio Literário Takemoto. Enfatizamos o inestimável patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka  e do Banco Santander, organizações que valorizam a cultura como forma de aproximar pessoas, povos e nações.
Após a entrega dos prêmios aos vencedores do 28º Concurso Literário Takemoto ocorreu a premiação dos vencedores do 3º Concurso Goga Massuda na modalidade Haicai nas categorias Infanto-Juvenil e Adulta.  Nesta ocasião também ocorreu a premiação do concurso Haiku e Tanka ( língua japonesa ) realizado durante ao 13º Festival do Japão ocorrido em julho de 2010 no Centro de Convenções Imigrantes.
Em novembro/2012 foi lançado o Livro em língua japonesa:  Burajiru Nikkei Zuihitsu Senshu – volume 1, coordenada pela Sra Michiyo Nakata, que é uma coletânea das poesias estilo Zuihitsu que foram premiados no concurso Literário Takemoto. No ano de 2013 foi publicado o livro em língua japonesa “ Burajiru Bungaku Honyaku Senshu “, Volume 1, Coordenada pela Sra Michiyo Nakata.
Na Assembleia Geral Ordinária realizada em 03 de março de 2013 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para uma gestão de 2 anos ( 2013/2014).

Neste ano foi lançada a 11º modalidade no Concurso Literário Takemoto e a 4ª em língua portuguesa:  tradução de um texto literário da lingua japonesa para a língua portuguesa. O texto literário selecionado foi:  Tenguwarai  ( Gargalhada de Tengu ) de autoria do Toyoshima Yoshio, que é um conto infantil baseado  na tradição do folclore do Japão. Esta modalidade incentiva os estudantes dos cursos de língua japonesa

Em outubro de 2013 foi lançado o livro em língua japonesa: Burajiru Bungaku Honyaku Senshu – volume 1 que é uma coletânea das traduções para a língua japonesa de pequenos contos de escritores brasileiros e que foram premiados no concurso Literário Takemoto.
No dia 06 de maio de 2014 faleceu o Sr Atuo Takemoto aos 76 anos de idade, Diretor Presidente da Nikkei Bungaku de 2007 a 2012 ).
De 02 a 21 de dezembro de 2014 foi realizada a Exposição Literária Bilingue “ Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros “ no Museu Histórico da Imigração japonesa no Brasil, Rua São Joaquim, 381  Bairro da Liberdade – São Paulo e teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Foram no total de 42 painéis em poliestireno rígido, com espessura de 1mm e com dimensões de 1 x 1 metro e tendo um fundo em flores cerejeiras e ipê ( somente para  poesias Haicai ), todas esbranquiçadas para realçar as poesias. Foram expostos:  7 paineis sobre o Histórico Cronológico da Literatura Nipo-Brasileira, 7 paineis sobre poesias Haicai, 4 painéis sobre poesias Shi, 11 painéis sobre poesias haiku, 5 paineis sobre poesias Senryu, 7 painéis sobre poesias Tanka e 1 painel contendo fotos das personalidades e eventos da Nikkei Bungaku. Na mesma ocasião foi lançado o livro:  Exposição Bilingue “ Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros “, 164 páginas e na dimensão de 16 x 21cm contendo todos os trabalhos expostos nesta exposição com tiragem de 1000 exemplares.

Na festa de Confraternização da Nikkei Bungaku ocorrida no dia 14 de dezembro de 2014 a Nikkei Bungaku homenageou o Sr Sumu Arata por ter completado a idade de 99 anos.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 01 de março de 2015 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para um gestão de 2 anos ( 2015/2016 ).

Face o sucesso desta exposição bilíngue “ Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros “, esta exposição foi colocada nos seguintes locais no ano de 2015:
1ª – Casa Guilherme de Almeida ( Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo ) , de 24 de março a 22 de maio de 2015
2ª – Coopercotia Atlético Clube, São Paulo, de 02 de junho a 26 de julho de 2015
3ª – 4º Festival do Japão – Porto Alegre – RGS, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015. No ano 2015 foram publicados os seguintes livros em língua japonesa“ Prêmio Yoshio Takemoto, Contos Premiados de 1984 a 2014 “, coordenada pela Sra. Michiyo Nakata e o livro com o título “ Nihonjin “ original do Prof. Oscar Nakazato e tradução da Sras Michiyo Nakata e Keiko Furukawa, ilustração de Nina Furukawa. Ainda em 2015 foi publicado o livro em língua portuguesa com o titulo “ A Barca Vazia “, original em língua japonesa do Sr Taro Matsui, tradução para língua portuguesa de Lidia Ivasa.

Em comemoração aos 120 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, no dia 14 de dezembro de 2015 homenageou na residência do Consul Geral do Japão em São Paulo os sócios da Nikkei Bungaku: Sra Sayuri Saito, Sr Kenji Takemoto e Sr. Masao Daigo através do Diploma de “ Honra ao Mérito “ pelos relevantes serviços prestados para o incremento do relacionamento com o Japão e fortalecer a amizade entre o Brasil e o Japão.

No ano de 2016, em comemoração aos 50 anos da Nikkei Bungaku (1966 a 2016) a Nikkei Bungaku produziu um selo comemorativo e este selo foi colocado nas 3 revistas Brasil Nikkei Bungaku do ano e também nos eventos promovidos pela Nikkei Bungaku.
No dia 20 de março de 2016, na Associação Miyagui Kenjin Kai – São Paulo  foi realizada a comemoração dos 50 anos da Nikkei Bungaku, a premiação do 33º Concurso Literário Takemoto e 8º Concurso Haicai Goga Masuda.  A Seguir um coquetel de confraternização com presença de aprox. 150 pessoas. Nesta ocasião, a Nikkei Bungaku homenageou todos os redatores chefes com um diploma de “ Agradecimento “ para: Srs (as)  Sumu Arata, Ina Hiroshi, Endo Isamu, Hama Teruo, Hirokawa Kazuko. Foi homenageada também a Sra. Urahata Tsuyako com o título de “ Sócia Vitalícia “ por ser a única sócia que desde fundação continua ativa como sócia da Nikkei Bungaku (Colonia Bungaku, Colonia Shi Bungaku).

Em março de 2016 o  Sr Kenji Takemoto doou para a Nikkei Bungaku a coletânea completa da Revista “ Colonia Bungaku “, volume 1 – maio 1966 a volume 32 – dezembro 1977.  Colonia Shi Bun Gaku – volume 01 – junho de 1980 a volume 60 – outubro 1998 e a atual revista Brasil Nikkei Bungaku desde o volume 01 – junho 1980. Esta coletânea foi adquirida do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
O Sr Yoshiaki Umezaki doou em maio de 2016 a a mesma coletânea acima mencionada.

Em julho de 2016 a revista Brasil Nikkei Bungaku adquiriu o Código ISSN (International Standard Serial Number) 2525-3115. Isto leva a revista Brasil Nikkei Bungaku a um padrão internacional e de reconhecimento internacional. Todas as futuras edições da Revista receberão este Código ISSN. Ainda no ano de 2016 foi publicado o livro em língua portuguesa “Celebração – Haicais de Autores Premiados no Concurso Literário Yoshio Takemoto, coordenada pela Sra. Teruko Oda.

No dia 28 de agosto de 2016, domingo,  a Nikkei Bungaku organizou o “Passeio Poético“ no Orquidário Oriental localizado na Estrada Municipal São Bento do Lambari, km 27, Município de  Santa Izabel, km 186 da Rodovia Presidente Dutra. Participaram aprox.. 60 pessoas.
Na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 5 de março de 2017, foi eleita a Sra Michiyo Nakata como Diretora Presidente (gestão 2017/2018).

Para a gestão 2019/2020 foi eleita a Sra. Célia Sakurai como Diretora Presidente, sendo reeleita em abril de 2021 para uma nova gestão até março de 2023.